Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16850
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBarbosa, Joel Luís da Silva-
dc.contributor.authorVecchia, Fabrício Dalla-
dc.creatorVecchia, Fabrício Dalla-
dc.date.accessioned2015-01-06T14:13:29Z-
dc.date.available2015-01-06T14:13:29Z-
dc.date.issued2015-01-06-
dc.date.submitted2012-05-31-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16850-
dc.description.abstractApesar do contexto rico e diverso da educação musical nas bandas e orquestras infanto-juvenis do Brasil, nota-se a falta de sistematização dos conteúdos básicos em estágios didáticos. Esta seriação pode tornar o percurso de aprendizagem de instrumentos de banda (sopro e percussão) mais fluente e é vastamente utilizada em materiais e repertórios didáticos estrangeiros. Contudo, os Parâmetros Curriculares Nacionais não detalham tais estágios e seus conteúdos. Fundamentado em correntes atuais da filosofia de educação musical, este estudo teve por objetivo principal compreender os atuais métodos de Educação Musical Coletiva com Instrumentos de Sopro e Percussão – EMuCISP, (Barbosa, 2011b), suas sequências de conteúdos, repertórios, estratégias de ensino e características em geral. Os métodos e livros selecionados foram: Sound Innovations for Concert Band livros 1 e 2, Accent on Achievement livros 1 e 2, Essential Elements 2000: Comprehensive Band Method, livros 1 e 2, Standard of Excellence: Comprehensive Band Method, livros 1 e 2, Da Capo - Método Elementar para o Ensino Coletivo de Instrumentos de Banda, livro 1, Da Capo Criatividade - Método Elementar para o Ensino Coletivo de Instrumentos de Banda, livro 1 em dois volumes e Livro de Exercícios Diários, livro 1. Os objetivos compreenderam: analisar estes sete métodos e seus 13 livros didáticos, comparar e discutir suas características e propor uma sequência de conteúdos que ofereça parâmetros para os dois primeiros níveis de aprendizado de instrumentos de sopro e percussão na escola regular e contextos semelhantes. A ferramenta analítica desenvolvida na metodologia permitiu revelar os conceitos pedagógicos, os princípios filosóficos da educação musical e a relação sistêmica entre as partes do livro didático e do método, além de categorizar os conteúdos e atividades didáticas dos métodos em tópicos, por divisões e subdivisões. A ferramenta analítica se constitui de: estrutura organizacional e apresentação gráfica; atividades didáticas; conteúdos; sequência de elementos de ritmo; sequência de notas e técnica instrumental; sequência de tonalidades; sequência de teoria e história da música; repertórios e exercícios; prática de conjunto; apreciação e criatividade, e materiais suplementares. As “atividades didáticas” foram dividas em: Expositiva, Práticas (De Teoria, De Performance e Especiais) e Avaliação. A partir desta ferramenta foi possível coletar informações detalhadas sobre cada método estudado, analisá-lo e compará-lo com os demais. Em seguida, constatou-se os enfoques destes materiais em relação aos princípios da educação musical de Swanwick (1979) e Elliott (1995). Este processo resultou em uma proposta de sistematização de conteúdos para os dois primeiros níveis do aprendizado de instrumentos de banda de acordo com os conceitos de EMuCISP. Esta proposta pode ser utilizada como base para elaboração e classificação de materiais didáticos, repertórios, planejamento e avaliação e, assim, contribuir para formação e manutenção de bandas e orquestras.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPQpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecteducação musicalpt_BR
dc.subjectensino coletivopt_BR
dc.subjectmétodopt_BR
dc.subjectbanda escolarpt_BR
dc.subjectorquestra escolarpt_BR
dc.titleEducação Musical com instrumentos de sopro e percussão: Análise de métodos e propostra de uma sistematizaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesPires, Roberto César-
dc.contributor.refereesMachado, Johnson Joanesburg Anchieta Machado-
dc.contributor.refereesNascimento, Joatan Mendonça do-
dc.contributor.refereesSilva, Lélio Eduardo Alves da-
dc.publisher.departamentEscola de Música da UFBApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Música da UFBApt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqArtes - Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGMUS)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.