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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16267
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Teixeira, Carmen Fontes de Souza | - |
dc.contributor.author | Coelho, Maria Thereza Ávila Dantas | - |
dc.contributor.author | Rocha, Marcelo Nunes Dourado | - |
dc.creator | Teixeira, Carmen Fontes de Souza | - |
dc.creator | Coelho, Maria Thereza Ávila Dantas | - |
dc.creator | Rocha, Marcelo Nunes Dourado | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-03T18:55:07Z | - |
dc.date.available | 2014-10-03T18:55:07Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | TEIXEIRA, Carmen Fontes de Souza; COELHO, Maria Thereza Ávila Dantas; ROCHA, Marcelo Nunes Dourado. Bacharelado interdisciplinar: uma proposta inovadora na educação superior em saúde no Brasil.Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 18, n. 6, June 2013. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1413-8123 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16267 | - |
dc.description.abstract | Este artigo descreve e analisa o contexto político-institucional e o processo de elaboração e implantação do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) no período 2006-2011. A metodologia utilizada incluiu revisão documental e análise dos registros pessoais dos pesquisadores envolvidos. A partir dos conceitos de “janela de oportunidade” e “organização hipercomplexa”, verificou-se que foram criadas estruturas gerenciais e organizativas, elaborados documentos-mestres e desencadeadas ações para a implantação do curso, ligadas à conformação do corpo docente e do Colegiado do curso, elaboração do Projeto Pedagógico, planejamento, execução e acompanhamento do processo ensino-aprendizagem nos diversos componentes curriculares. A análise dos desafios e perspectivas do curso aponta que o maior problema enfrentado é a tensão entre o modelo de formação superior, profissional e disciplinar, existente até então e o modelo interdisciplinar proposto pelo BI, tensão que pode ser superada pela implantação do regime de ciclos, com a institucionalização do BI como primeiro ciclo da formação profissional na área de saúde. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232013000600015 | pt_BR |
dc.subject | Formação de recursos humanos | pt_BR |
dc.subject | Educação superior em saúde | pt_BR |
dc.subject | Educação pré-médica | pt_BR |
dc.subject | Bacharelado interdisciplinar em saúde | pt_BR |
dc.subject | Universidade | pt_BR |
dc.title | Bacharelado interdisciplinar: uma proposta inovadora na educação superior em saúde no Brasil_8 | pt_BR |
dc.title.alternative | Ciência & Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.identifier.number | v.18, n.6 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (PPGEISU) |
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