Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16022
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, José Luis de Paula Barros-
dc.contributor.authorGuimarães, Cleidson Carneiro-
dc.creatorGuimarães, Cleidson Carneiro-
dc.date.accessioned2014-09-09T17:20:18Z-
dc.date.available2014-09-09T17:20:18Z-
dc.date.issued2014-09-09-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16022-
dc.description.abstractEste trabalho tem o propósito de analisar as aproximações e distanciamentos entre o conceito de ligação química contido na obra de Pauling (1965) e o apresentado pelos livros didáticos para o Ensino Médio aprovados pelo Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio. Adotou-se como referenciais teóricos o conceito de ligação química de Linus Pauling e as teorias da transposição didática e da aprendizagem significativa. Para a análise foram selecionados alguns conteúdos considerados centrais à teoria da ligação química, a saber: os conceitos das ligações covalente, iônica e metálica, de eletronegatividade, de caráter iônico da ligação, de caráter elétrico da ligação e de estabilidade da molécula. Em seguida, buscou-se os mesmos conceitos nos livros didáticos do ensino médio e em que medida havia aproximação ou distanciamento do saber de referência. Além desses, foram considerados os critérios de correção conceitual contidos no Catálogo do Programa Nacional do Livro Didático. Os resultados demonstram algumas aproximações e distanciamentos necessários à transposição didática para o ensino médio. Por outro lado, verificou-se a existência de outros distanciamentos que podem prejudicar a aprendizagem dos significados aceitos pela comunidade dos químicos. Nesse aspecto, o Programa Nacional de Livro Didático do Ensino Médio exerceu uma vigilância epistemológica moderada em relação à correção do conceito de ligação química, de modo que os livros didáticos aprovados ainda apresentam problemas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLigação químicapt_BR
dc.subjectLivro didático e vigilância epistemológicapt_BR
dc.titleLigação química: do saber sábio ao livro didáticopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMarinho, Maria da Conceição-
dc.contributor.refereesRoque, Nídia Franca-
dc.publisher.departamentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cleidson Carneiro Guimarães.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.