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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15834
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Rengel, Lenira Peral | - |
dc.contributor.author | Santos, Patricia | - |
dc.creator | Santos, Patricia | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-08T20:48:33Z | - |
dc.date.available | 2014-09-08T20:48:33Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-08 | - |
dc.date.submitted | 2013-05-06 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15834 | - |
dc.description.abstract | Discutir e problematizar modos de organização da memória no corpo, são ações teórico-argumentativas desta dissertação. Ao direcionar-se ao aprendizado e à manutenção dessas informações para a dança, pesquisa o papel desse acontecer, bem como, investiga seus meios de provisão e suas interferências nos processos de criação. Uma proposição é que as informações mnemônicas operam como potenciais latentes para a criação em dança, a partir das experiências do mundo vivido, onde propicia a construção de novos lugares e possibilidades de pesquisa em dança. A percepção da importância da experiência construída pela ação, remete à busca de um entendimento sobre a memória e dos processos que recebem essa denominação, junto à compreensão de como ela ocorre no corpo quando se dança, na forma de dança improvisada ou em repertório fixo. A pesquisa foi realizada numa abordagem metodológica qualitativa descritiva exploratória, em que modos de dança foram investigados com a temática da memória, com pesquisas fundamentadas em referencial seminal das Ciências Cognitivas. A pesquisa de campo foi realizada por meio da observação participante junto aos alunos do Curso Técnico em Dança, em Feira de Santana - BA. Buscou-se demonstrar a importância das experiências vividas que são codificadas, selecionadas e armazenadas pelos processamentos oriundos da memória, como construtora de vocabulário de movimento, reportado à dança e enfatizado nos processos mnemônicos e sua utilização como uma potência poética na criação em dança. A escrita se desenvolve a partir da apresentação dos aspectos neuroanátomofisiológicos da memória, concernentes à sua formação, especificação e aos seus níveis de funcionamento no corpo, foi seguida por um entrelaçamento entre os processos mnemônicos e tipos de memória, com as ocorrências em dança, provocando uma visibilidade de seus acontecimentos, com o desenvolvimento de proposituras de vivências, elaboradas segundo os pressupostos desta pesquisa, em que buscou-se evidenciar a viabilidade da hipótese, a partir da argumentação que, ao se tratar da criação artística, é necessário ampliar o campo perceptivo para que se possa transitar na abertura de novos caminhos e ressignificar hábitos de proceder. Ao termos a dança e o corpo como modos de armazenamento do conhecimento do movimento é possível estabelecer diferentes conexões nos jeitos de dançar em consonância com as emergências possíveis. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Criação em Dança | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Processos Mnemônicos | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Experiência | pt_BR |
dc.title | Processos mnemônicos como uma potência poética de criação em dança | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Correia, Fátima | - |
dc.contributor.referees | Domenici, Eloisa Leite | - |
dc.publisher.departament | Escola de Dança | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Dança | pt_BR |
dc.publisher.initials | PPGDANCA-UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertaçao Patricia Eduardo.pdf | 5,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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