Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15809
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ribeiro Filho, Aurino | - |
dc.contributor.author | Pena, Fábio Luís Alves | - |
dc.creator | Pena, Fábio Luís Alves | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-08T13:40:24Z | - |
dc.date.available | 2014-09-08T13:40:24Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-08 | - |
dc.date.submitted | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15809 | - |
dc.description.abstract | Apesar do grande avanço da pesquisa em Ensino de Física no Brasil, no sentido da compreensão dos problemas relativos ao ensino dessa Ciência, e da existência de mecanismos de divulgação e de formação (periódicos, eventos, dissertações, teses, programas de pós-graduação, sociedades científicas, comitê específico da área na CAPES, linhas temáticas, publicações, projetos, grupos de pesquisa, etc), o que se observa é que pouco se avançou na questão do uso dos resultados dessa pesquisa em sala de aula. O objetivo desta dissertação é - a partir da análise de relatos de experiências pedagógicas (nacionais) publicados em periódicos especializados em Ensino de Física – identificar as linhas temáticas de pesquisa que têm atraído o interesse de pesquisadores e/ou professores no Brasil, investigar as dificuldades assinaladas pelos mesmos para levar as informações respaldadas por tal pesquisa para a prática pedagógica e, com base na análise de entrevistas, sobre a relação pesquisa-prática, com pesquisadores em Ensino de Física, egressos, até 2006, do Curso de Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA, UEFS), estudar a perspectiva destes pesquisadores quanto ao uso de resultados de pesquisa em sala de aula e a influência na sua prática pedagógica, bem como o acesso à pesquisa em Ensino de Física na formação inicial. Os resultados obtidos nesta dissertação indicam que os fatores inerentes à formação inicial e continuada do professor de Física são os principais obstáculos para a incorporação de resultados de pesquisa em Ensino de Física na sala de aula. O que suscita ações em nível de graduação e de pós-graduação para superar tais entraves. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Relação Pesquisa-Prática | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.title | Da pesquisa em ensino de física para a sala de aula: uma análise da experiência brasileira | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Carvalho, Anna Maria Pessoa de | - |
dc.contributor.referees | Freire Junior, Olival | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGF) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fábio Luis Alves Pena.pdf | 728,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.