Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15809
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro Filho, Aurino-
dc.contributor.authorPena, Fábio Luís Alves-
dc.creatorPena, Fábio Luís Alves-
dc.date.accessioned2014-09-08T13:40:24Z-
dc.date.available2014-09-08T13:40:24Z-
dc.date.issued2014-09-08-
dc.date.submitted2008-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15809-
dc.description.abstractApesar do grande avanço da pesquisa em Ensino de Física no Brasil, no sentido da compreensão dos problemas relativos ao ensino dessa Ciência, e da existência de mecanismos de divulgação e de formação (periódicos, eventos, dissertações, teses, programas de pós-graduação, sociedades científicas, comitê específico da área na CAPES, linhas temáticas, publicações, projetos, grupos de pesquisa, etc), o que se observa é que pouco se avançou na questão do uso dos resultados dessa pesquisa em sala de aula. O objetivo desta dissertação é - a partir da análise de relatos de experiências pedagógicas (nacionais) publicados em periódicos especializados em Ensino de Física – identificar as linhas temáticas de pesquisa que têm atraído o interesse de pesquisadores e/ou professores no Brasil, investigar as dificuldades assinaladas pelos mesmos para levar as informações respaldadas por tal pesquisa para a prática pedagógica e, com base na análise de entrevistas, sobre a relação pesquisa-prática, com pesquisadores em Ensino de Física, egressos, até 2006, do Curso de Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA, UEFS), estudar a perspectiva destes pesquisadores quanto ao uso de resultados de pesquisa em sala de aula e a influência na sua prática pedagógica, bem como o acesso à pesquisa em Ensino de Física na formação inicial. Os resultados obtidos nesta dissertação indicam que os fatores inerentes à formação inicial e continuada do professor de Física são os principais obstáculos para a incorporação de resultados de pesquisa em Ensino de Física na sala de aula. O que suscita ações em nível de graduação e de pós-graduação para superar tais entraves.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRelação Pesquisa-Práticapt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.titleDa pesquisa em ensino de física para a sala de aula: uma análise da experiência brasileirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesCarvalho, Anna Maria Pessoa de-
dc.contributor.refereesFreire Junior, Olival-
dc.publisher.departamentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofia (PPGF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fábio Luis Alves Pena.pdf728,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.