Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15649
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fonseca, Jael Glauce | - |
dc.contributor.author | Silva, Maiana Rose Fonseca da | - |
dc.creator | Silva, Maiana Rose Fonseca da | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-19T17:28:52Z | - |
dc.date.available | 2014-08-19T17:28:52Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-19 | - |
dc.date.submitted | 2013-08-22 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15649 | - |
dc.description.abstract | O processo de ensino/aprendizagem de língua inglesa (LI) tem passado por significativas transformações ao longo dos anos. Miccoli (2011) afirma que a função social para o ensino da língua estrangeira (LE) na escola deixa de ser apenas com foco na leitura, para basear-se no foco na comunicação. Kumaravadivelu (2006), Rajagopalan (2003) e Pennycook (1998) alertam para a não neutralidade da LE, mas a intensa carga cultural que ela carrega em si mesma. E ainda Kumaravadivelu (1994) sinaliza que para se ensinar a LE dentro desse novo contexto são necessárias novas abordagens, novos métodos. Dentro dessa perspectiva que se abre para o ensino de LE, acreditamos ser necessário que o professor seja um profissional crítico-reflexivo, aberto às mudanças e consciente de seu papel dentro do processo de aprendizagem do aluno. Para investigar na prática o que é ser professor crítico-reflexivo, analisamos um grupo de professores de LI de oito escolas públicas estaduais em Salvador e que se reúnem quinzenalmente para Atividades Complementares (AC). Esse grupo denomina-se Núcleo de Articulação de Área de Língua Inglesa e está inserido no Centro Educacional Carneiro Ribeiro (Escola Parque e Escolas Classe). Nosso objetivo maior nessa pesquisa é analisar como o trabalho dentro da Articulação de Área contribui para que o professor seja crítico-reflexivo. Dessa forma, triangulamos três importantes informações para basear nossas reflexões: a) o quadro de competências do professor de LE desenhado por Mendes (no prelo); b) o Perfil Potencialmente mais adequado ao professor de ILI contemporâneo (SIQUEIRA, 2010) e c) o Projeto Político Pedagógico do Centro Educacional Carneiro Ribeiro. Sendo assim, apresentaremos atividades desenvolvidas dentro do grupo e analisaremos, à luz dos autores consultados, de que forma estas contribuem para a formação do professor crítico-reflexivo de LI.Esperamos que com os resultados que encontramos, os professores da Articulação de Área possam melhorar as suas práticas pedagógicas, aprimorando o que já está bom e ajustando os erros cometidos e que isso possa incentivar novos grupos de professores a se reunirem e em comunhão analisar sua ação/reflexão/ação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Professor crítico-reflexivo de Língua Inglesa | pt_BR |
dc.subject | Articulação de área de língua inglesa | pt_BR |
dc.title | A formação do educador crítico-reflexivo de língua Inglesa no Centro Educacional Carneiro Ribeiro | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referees | Fonseca, Jael Glauce | - |
dc.contributor.referees | Lima, Diógenes Cândido de | - |
dc.contributor.referees | Siqueira, Domingos Saira Pimentel | - |
dc.publisher.departament | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.publisher.program | Língua e Cultura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGLINC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maiana Rose Fonseca da Silva.pdf | 3,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.