Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15608
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantos, Georgina Gonçalves dos-
dc.contributor.authorOliveira, Alcione Silva de Oliveira e-
dc.creatorOliveira, Alcione Silva de Oliveira e-
dc.date.accessioned2014-08-13T16:09:02Z-
dc.date.available2014-08-13T16:09:02Z-
dc.date.issued2014-08-13-
dc.date.submitted2014-04-14-
dc.identifier.issnO81-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15608-
dc.description.abstractO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia é uma instituição centenária que se tornou referência no atendimento às demandas por educação profissional nos diversos níveis e modalidades de ensino. Ao longo da história, a instituição passou a atender um público diferenciado das demais escolas públicas, devido ao seu caráter seletivo que, além de preparar os jovens para o mundo profissional, também os preparam para seguir carreira universitária. O principal objetivo da investigação é identificar as estratégias escolares que os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio constroem para chegar ao ensino superior. Para o estudo, foram selecionados oito jovens do terceiro e quarto períodos, com idade entre 16 e 19 anos, dispostos a falar da sua trajetória escolar e suas relações com o saber. A partir daí, focalizaram-se também as suas percepções sobre o ambiente de aprendizagem no IFBA, além de identificar as instituições de nível superior mais desejadas pelos jovens. Essa investigação se insere numa abordagem qualitativa trazendo as concepções da etnometodologia, uma corrente que se interessa pelos modos como os sujeitos realizam suas atividades cotidianas e traz reflexões a partir da teoria da relação com o saber que discute questões importantes a respeito do sentido de estar na escola. A etnografia foi utilizada como recurso metodológico, a partir da qual utilizamos diário de campo, entrevistas semiestruturadas e observações participantes para melhor acessar o cotidiano dos jovens na instituição. Como resultados dessa investigação, podemos afirmar que há diversas relações com o saber convivendo no mesmo ambiente: alguns estudantes desejam uma carreira profissional em curto prazo, outros querem construir uma carreira escolar longa e isso está diretamente ligado às suas estratégias de seguirem para o ensino superior. Há evidências que o ingresso nos cursos técnicos de nível médio é uma estratégia de acesso aos cursos de alto prestígio em conceituadas universidades brasileiras. Assim, o estudo contribui para a discussão sobre a transição do ensino médio para o ensino superior dentro da instituição.pt_BR
dc.description.abstractThe Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Bahia's Federal Institute of Education, Science & Technology) is a centenary institution which has become a reference in terms of attending the heavy demand for professional education in different teaching areas. As time passed by, the institution started attending a diversified set of students who were being prepared not only for the professional world, but also for an academic career. The main goal of this investigation is identifying learning strategies students use to get into university when still being part of a technician training course during high school. For the study analysis, eight third and fourth period students aging from 16 to 19 were chosen to talk about their school history and their relationship with learning. From this point on, the focus was on their perceptions on IFBA's learning environment, and which are the universities they want to be part of the most. This investigation has a qualitative approach that uses some concepts of ethnomethodology, which is a study stream focused on how the subjetcs perform their daily activities, bringing up some reflection on being at school. Ethnography was used as a methodology, and while having it as a basis, we used a field journal, semi-structured interviews, and partaking observations that were used to better assess the students' routine. As a result of this investigation, we can say that there are several relationships with knowledge living in the same environment: some students want a professional career in the short term, others want to build a school career long and it is directly connected to your follow strategies for higher education. There is evidence that the ticket in mid-level technical courses is a strategy to access the courses of high prestige in respected Brazilian universities. Thus, the study contributes to the discussion on the transition from high school to higher education within the institution.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectEtnometodologiapt_BR
dc.subjectRelação com o saberpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleEstratégias estudantis para alcançar o ensino superior: o caso do IFBApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSampaio, Sônia Maria Rocha-
dc.contributor.refereesLacerda, Wânia Maria Guimarães-
dc.contributor.refereesCarneiro, Ava da Silva Carvalho-
dc.contributor.refereesJesus, Mônica Lima de-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programEstudos Interdisciplinares Sobre a Universidadept_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqInterdisciplinarpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Alcione Oliveira (versão final repositório) (1).pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.