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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15481
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Fernandes, Josicelia Dumet | - |
dc.contributor.author | Teixeira, Giselle Alves da Silva | - |
dc.contributor.author | Silva, Mary Gomes | - |
dc.contributor.author | Florêncio, Raíssa Millena Silva | - |
dc.contributor.author | Silva, Rosana Maria de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Rosa, Darci de Oliveira Santa | - |
dc.creator | Fernandes, Josicelia Dumet | - |
dc.creator | Teixeira, Giselle Alves da Silva | - |
dc.creator | Silva, Mary Gomes | - |
dc.creator | Florêncio, Raíssa Millena Silva | - |
dc.creator | Silva, Rosana Maria de Oliveira | - |
dc.creator | Rosa, Darci de Oliveira Santa | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-05T14:06:14Z | - |
dc.date.available | 2014-08-05T14:06:14Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.issn | 0104-1169 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15481 | - |
dc.description | p. 1-8 | pt_BR |
dc.description.abstract | OBJETIVO: analisar a ampliação do número de cursos de graduação em enfermagem nas últimas duas décadas, frente ao movimento de expansão da educação superior no Brasil. Metodologia: foi realizada pesquisa documental sobre os marcos legais, que impulsionaram esse movimento, e pesquisa quantitativa, que descreveu a expansão do número de cursos de enfermagem. Os dados foram analisados por meio da análise temática (qualitativos) e da estatística descritiva (quantitativos). RESULTADOS: o discurso político-ideológico, presente nos documentos normativos que apontam a educação superior como possibilidade de transformação da realidade social, não vem se refletindo na área da enfermagem. A expansão dos cursos de enfermagem vem se dando de maneira desordenada, concentrada no setor privado e com desigualdade geográfica na distribuição desses cursos. CONCLUSÃO: não se observa preocupação com as necessidades locais, com a articulação entre o ensino, a pesquisa e extensão, fato esse que compromete a qualidade da formação das futuras enfermeiras. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.source | http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692013000300004 | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Educação em Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Escolas de Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Educação Superior | pt_BR |
dc.title | Expansão da educação superior no Brasil: ampliação dos cursos de graduação em enfermagem | pt_BR |
dc.title.alternative | Revista Latino-Americana de Enfermagem | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.identifier.number | v. 21, n. 3 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (Escola de Enfermagem) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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0104-1169-rlae-21-03-0670.pdf | 378,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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