Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/15298
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorViégas, Lygia de Sousa-
dc.contributor.authorBrito, Tatiane Santos de-
dc.creatorBrito, Tatiane Santos de-
dc.date.accessioned2014-07-25T15:59:42Z-
dc.date.available2014-07-25T15:59:42Z-
dc.date.issued2014-07-25-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15298-
dc.description.abstractA presente dissertação de mestrado tem por objetivo central compreender as concepções de crianças ingressantes no Ensino Fundamental acerca da sua própria aprendizagem da linguagem escrita no início de seu processo de escolarização. Para tanto, contou com três objetivos específicos: a) Conhecer a dinâmica de uma sala de aula com destaque para as práticas alfabetizadoras; b) Compreender as concepções das crianças sobre o seu processo de aquisição da linguagem escrita e c) Refletir sobre as concepções da professora a respeito da aquisição da linguagem escrita pelas crianças. Utilizamos como aporte teórico-metodológico a Pedagogia histórico-crítica como forma de pensar historicamente a educação no sentido de uma pedagogia que se contraponha à visão utilitarista e reprodutivista da educação. A pesquisa de campo foi realizada durante um semestre em uma escola municipal do interior da Bahia e teve como método a pesquisa de inspiração etnográfica, que, nesse contexto, nos possibilitou uma maior aproximação com a dinâmica da sala de aula. Para tanto, como procedimentos de pesquisa, foram realizadas observações em sala de aula, grupos com as crianças, conversas informais com a professora e análise dos pareceres escritos pela professora sobre as crianças na caderneta escolar. Após a leitura e releitura do material de campo, organizamos a análise em três dimensões. Foram elas: 1) a dinâmica da sala de aula, 2) as concepções das crianças sobre a aquisição da linguagem escrita, bem como da professora sobre os processos de aprendizagem das crianças acompanhadas e 3) a apresentação dos casos de alguns alunos acompanhados. A análise teórica do material de campo envolveu as seguintes categorias: a) a função social da linguagem escrita e b) as explicações dominantes para as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem escolar. Espera-se com esta pesquisa contribuir para reflexões acerca das formas de alfabetização que empoderam o indivíduo na busca da transformação social.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The present Master dissertation has as main purpose to understand the perceptions of the Fundamental School entrant regarding their own manner of lea rning the written language in the beginning of their schooling process. Accordingly to that, this paper has three specifics aims: a) Learning the classroom dynamics, with an emphasis on the literacy practices; b) Comprehending children‟s perception on thei r writing language acquisition and, c) Reflecting over teachers perceptions in the regard of children writing language acquisition. It was used as theoretical - methodological contribution a historical - critical pedagogy as a way of historically thinking the education in terms of a pedagogy that is opposed to the utilitarian and reproductive way of seeing Education. The field research was performed during one semester in a municipal school located in Bahia‟s countryside and it was used as a research method of ethnographic inspiration in this context, what made possible to bring closer the classroom dynamics. For this purpose, as research procedure, it was performed classrooms observations, focus groups with children, informal talks with teachers and, review of teachers‟ written opinion on children report cards. After reading and re - reading the field material, the analysis was organized in three aspects, as follow: 1) Classroom dynamics; 2) Children perception about the writing language acquisition, and teacher p erception; regarding the learning process of the studied children and, 3) Cases presentation of some of the studied children. The theoretical analyses of field material, involved the following considerations: a) The Social function of the written language b) The main explanations as to the learning process difficulties at the schooling education. It is expected with this paper to contribute to the reflexions about the education methods which empower every individual in search of social transformationpt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; CAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguagem escritapt_BR
dc.subjectEmpoderamentopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectAquisição de linguagempt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLanguage writtenpt_BR
dc.subjectEmpowermentpt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.titleOuvindo crianças sobre a aprendizagem da linguagem escrita: um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesCanda, Cilene Nascimento-
dc.contributor.refereesOliveira, Elaine Cristina de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Tatiane Santos de Brito.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.