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dc.contributor.advisorSampaio, Sônia Maria Rocha-
dc.contributor.authorAndrade, Jeilson Barreto-
dc.creatorAndrade, Jeilson Barreto-
dc.date.accessioned2014-06-06T21:07:04Z-
dc.date.available2014-06-06T21:07:04Z-
dc.date.issued2014-06-06-
dc.date.submitted2014-03-21-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15077-
dc.description.abstractApresentamos aqui um estudo sobre a evasão na modalidade de curso de graduação denominada Bacharelado Interdisciplinar (BI), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), relativo à turma com ingresso em 2009, ano de sua implantação nesta instituição. Partindo do contexto atual da educação superior brasileira referente à ocupação de vagas neste nível de ensino e da introdução de novas arquiteturas curriculares interdisciplinares, é realizada uma análise do conceito de evasão escolar na educação superior. As dificuldades de mapeamento, quantificação e comparabilidade de dados relativos ao tema, considerando as diversas unidades possíveis para análise e o uso de metodologias distintas de investigação, são fatores que ofuscam a extensão do problema, reforçado pela frequente dissonância existente entre o ponto de vista institucional e a compreensão do estudante acerca do fenômeno. Os estudos relativos ao abandono dos estudos mais destacados trazem pesquisas realizadas a partir do exame de aspectos sociodemográficos dos estudantes evadidos, fomentados pelo uso de teorias preditivas, que em geral se propõem medir e avaliar a probabilidade de ocorrência da evasão, com refinamento estatístico e sem a escuta das razões apresentadas como motivos para o abandono dos estudos pelos sujeitos envolvidos. Nos BI, a partir do acesso aos dados disponibilizados pela UFBA, verificamos que em 2012, três anos após a implantação e tempo mínimo necessário para a sua conclusão, dos 824 estudantes ingressantes, 8,1% manifestaram formalmente a intenção do cancelamento da matrícula, 2,4% mudaram de curso e 27,8% corresponderam aos casos de desligamento da universidade por ausência de inscrição em componentes curriculares ou seguidas reprovações. Com base em entrevistas, são apresentados e discutidos os motivos que, segundo os próprios estudantes, colaboraram com o abandono dos estudos e a desistência dos cursos, obtendo-se como causas predominantes a escolha por uma graduação tradicional e profissionalizante, especialmente devido à relação dos BI com a estrutura universitária; a lentidão da universidade para o estabelecimento das normas circunscritas ao funcionamento desses novos cursos; os obstáculos institucionais para exercício do currículo de maneira plena; o baixo desempenho acadêmico e a evasão financeiramente motivada. Em alguns casos, notamos o reingresso na própria universidade em outro curso de graduação ou no BI, em outra área do conhecimento. A análise das informações coletadas junto aos estudantes permitiu concluir que a forma de acesso, o aumento da oferta de vagas, a variedade de cursos e de instituições representam atrativos para a movimentação e a experimentação na educação superior, que por sua vez, estão associadas à autonomia do sujeito na construção de sua trajetória acadêmica. O abandono dos estudos motivado pela falta de adaptação ao currículo, pela indisposição às regras e mecanismos de funcionamento de um curso de graduação, pelas limitações institucionais e por questões financeiras apontam para a necessidade de redirecionamento da ação de gestores e docentes, tanto no campo pedagógico quanto no âmbito administrativo. Este trabalho aponta novos rumos para a investigação da evasão na educação superior, a partir de um estudo de caso aplicado a uma experiência inovadora de formação, com o uso de uma metodologia simplificada de análise do fenômeno.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectBacharelado Interdisciplinarpt_BR
dc.subjectUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.titleA evasão nos Bacharelados Interdisciplinares da UFBA: um estudo de casopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesFranco, Ângela Maria de Almeida-
dc.contributor.refereesLázaro, André Luiz de Figueiredo-
dc.contributor.refereesDantas, Lys Maria Vinhaes-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidadept_BR
dc.publisher.initialsIHACpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqInterdisciplinarpt_BR
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