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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Jussara Borges de-
dc.contributor.authorBrandão, Gleise da Silva-
dc.contributor.authorAlencar, Gabrielle-
dc.creatorLima, Jussara Borges de-
dc.creatorBrandão, Gleise da Silva-
dc.creatorAlencar, Gabrielle-
dc.date.accessioned2014-06-06T20:51:34Z-
dc.date.available2014-06-06T20:51:34Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.isbn9788565044066-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15073-
dc.description.abstractA informação pode ser considerada um insumo básico para a participação cívica. Com sua crescente transição para o meio digital, evoluiu a demanda por competências de natureza infocomunicacional para a atuação efetiva de cidadãos e organizações nos processos políticos e sociais que também, em boa medida, convergem para o ambiente digital. Sob essa perspectiva, objetiva-se apresentar o desenvolvimento do conceito de competências infocomunicacionais, destacando as competências informacionais e operacionais, apoiado tanto em referencial teórico, como em pesquisa empírica com 29 organizações da sociedade civil (OSC) de Salvador. Nestas organizações, buscou-se verificar quais competências informacionais empregam em ambientes digitais. A pesquisa caracteriza-se como descritiva de natureza quali-quantitativa, utilizando como técnicas de coleta de dados empíricos a observação sistemática e a entrevista semi-estruturada. Os resultados obtidos indicam que as OSC desenvolveram significativas competências para operar as ferramentas tecnológicas, todavia ainda demonstram dificuldades em empregar determinadas competências informacionais. Apesar de as organizações já terem certa familiaridade com os recursos de busca de informação, os demais componentes da competência em informação – perceber a necessidade, avaliar, inter-relacionar e criar informação – ficam na casa dos 70%. Isso demonstra que: 1) de um lado, as organizações estão sendo impactadas pela demanda por competências em informação: muitas demonstraram preocupação com critérios de avaliação e disseminação da informação; 2) mas por outro lado apresentam deficiências que podem comprometer todo o processo de acesso e uso da informação. Deficiências neste aspecto podem repercutir na participação política, considerando as reciprocidades entre competências e participação.pt_BR
dc.description.sponsorshipEsta pesquisa recebe apoio financeiro da Universidade Federal da Bahia (UFBA) através dos Programas Prodoc e Pibic; e é desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos de Políticas de Informação, Comunicações e conhecimento (Gepicc)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.sourcehttp://www.enancib2013.ufsc.br/index.php/enancib2013/XIVenancib/paper/viewFile/236/169pt_BR
dc.subjectCompetências Infocomunicacionaispt_BR
dc.subjectCompetências operacionaispt_BR
dc.subjectCompetência em informaçãopt_BR
dc.subjectOrganizações da sociedade civilpt_BR
dc.titleCompetências infocomunicacionais: observação em organizações da sociedade civil de Salvadorpt_BR
dc.title.alternativeEncontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.localpubFlorianópolispt_BR
dc.identifier.numberv. 14pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
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