Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14939
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A formação do enfermeiro: contradições e desafios à prática pedagógica
Título(s) alternativo(s): Revista Latino-Americana de Enfermagem
Autor(es): Pinto, Joelma Batista Tebaldi
Pepe, Alda Muniz
Autor(es): Pinto, Joelma Batista Tebaldi
Pepe, Alda Muniz
Abstract: Este estudo aborda a temática currículo, prática pedagógica e formação do enfermeiro que, na atualidade, tem tomado espaço relevante no debate acadêmico. Assim, buscou-se conhecer empiricamente e descrever analiticamente a realidade acadêmica da formação do enfermeiro no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Santa Cruz. Trata-se de estudo descritivo, que pode proporcionar nova visão do problema, tendo tido o cuidado de observar, descrever e explorar aspectos da situação, interpretando a realidade, sem nela interferir para modificá-la, estando, conseqüentemente, aberto a novos estudos. Para análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva com cálculo de freqüência simples e percentual. Sinteticamente, os resultados apontaram que os professores e alunos têm dificuldade em conceituar currículo. E o currículo estudado se caracteriza como do tipo coleção, com uma prática pedagógica voltada, predominantemente, para o modelo tradicional e, em conseqüência, a formação do enfermeiro continua tendo características do modelo biomédico-tecnicista.
Palavras-chave: Currículo
Docentes
Papel do profissional de enfermagem
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14939
Data do documento: 2007
Aparece nas coleções:Artigo Publicado em Periódico (Escola de Enfermagem)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
0104-11692007000100018.pdf51,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.