Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14832
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTeixeira, Carmen Fontes de Souza-
dc.contributor.authorMota, Verônica de Lima Vidal-
dc.creatorMota, Verônica de Lima Vidal-
dc.date.accessioned2014-04-22T18:20:17Z-
dc.date.available2014-04-22T18:20:17Z-
dc.date.issued2014-04-22-
dc.date.submitted2014-03-14-
dc.identifier.issnM917p-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14832-
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo caracterizar a percepção dos graduados em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BI em Saúde) acerca da vivência no curso durante o período 2009-2011. Trata-se da primeira turma de graduados no referido curso, implantado na Universidade Federal da Bahia no contexto do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), no período 2007-2008. O referencial teórico adotado contempla a noção de “percepção” extraída da fenomenologia de Merleau-Ponty, o conceito de “experiência”, tal como definido por Larossa Bondía e a compreensão acerca do processo de afiliação universitária proposta por Alain Coulon. A metodologia utilizada incluiu a elaboração e aplicação de um questionário estruturado com perguntas acerca de três aspectos principais: a) perfil demográfico, socioeconômico e cultural dos graduados; b) percepção acerca do curso; c) a percepção acerca da vivência na universidade. Os resultados apontam um predomínio de estudantes jovens, na faixa etária dos 20 aos 24 anos, do sexo feminino, provindos de famílias de classe média, sendo que mais da metade informa não estar vinculado ao mercado de trabalho. Acerca da vivência no curso, os graduados destacam ter adquirido um amplo conhecimento do projeto pedagógico e referem o alcance percentualmente elevado da maioria das competências esperadas. Avaliam que o currículo está relativamente integrado, havendo vinculação entre os componentes curriculares, módulos ou áreas de conhecimentos afins. Sobre o processo de afiliação à universidade, os graduados consideram, em sua maioria, que o curso contribuiu amplamente para sua inserção no ambiente universitário, o que confirma a pertinência da proposta flexível do projeto pedagógico do BI em Saúde, no sentido de favorecer uma vivência inter e transdisciplinar. Apontam, porém, alguns entraves no processo de implantação do curso que incidem sobre o exercício da autonomia pretendida na construção da trajetória acadêmica no BI em Saúde.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to characterize the perception of graduates in Interdisciplinary Baccalaureate in Health (IBH) about the experience in the course during the period 2009-2011. It is the first class of graduates in the course, implemented in the Federal University of Bahia in the context of the Support Program for Restructuring and Expansion Plans in Federal Universities (Reuni), in the period 2007-2008. The theoretical framework adopted contemplates the notion of “perception” extracted from the Merleau-Ponty’s phenomenology, the concept of “experience”, such as defined by Larossa Bondía and the comprehension about the process of college affiliation proposed by Alain Coulon. The used methodology included the elaboration and application of a structured dictionary with questions about three main aspects: a) demographic, socioeconomic and cultural profile of graduates; b) perception about the course; c) perception about the experience in college. The results show a predominance of young students, in the age group between 20 and 24 years, females, coming from middle-class family, whereas more than half informs not being bound in the work market. Regarding their experience in the course, the graduates highlight having acquired a wide knowledge about the pedagogical project and refer the percentually high reach of most of the expected competencies. They evaluate that the curriculum is relatively integrated, having links between the curricular components, modules or related areas of knowledge. About the process of affiliation to the College, the graduates consider, mostly, that the course contributed widely for their insertion in the university environment, confirming the relevance of the flexible proposal of the pedagogical project of IB in Health, towards assisting an inter and transdiciplinary experience. They also point however, some obstacles in the process of implementing the course that focus on the exercise of autonomy pretended building the academic trajectory of IB in Health.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação superior em saúdept_BR
dc.subjectPercepção dos estudantes de graduaçãopt_BR
dc.subjectFormação de pessoal em saúdept_BR
dc.subjectBacharelado Interdisciplinar em Saúdept_BR
dc.titleA percepção dos graduados em Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da UFBA sobre a vivência no curso (2009-2011).pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMota, Eduardo Luiz Andrade-
dc.contributor.refereesPinto, Isabela Cardoso de Matos-
dc.contributor.refereesCoelho, Maria Thereza Ávila Dantas-
dc.publisher.departamentInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santospt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade.pt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGEISU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_VERONICA VIDAL MOTA_PPGEISU.pdf756,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.