Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14569
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGalvão Filho, Teófilo Alves-
dc.contributor.authorRibeiro, Emília Lucas-
dc.creatorRibeiro, Emília Lucas-
dc.date.accessioned2014-02-11T14:59:11Z-
dc.date.available2014-02-11T14:59:11Z-
dc.date.issued2014-02-11-
dc.date.submitted2013-03-26-
dc.identifier.otherDissertação-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14569-
dc.description.abstractA comunicação é essencial à constituição social e educacional do individuo, possibilitando-lhe interagir socialmente e construir sua identidade. Considerando que o autismo caracteriza-se por dificuldades na comunicação, no comportamento e na interação social, pode-se inferir que a inclusão educacional de alunos autistas apresenta uma acentuada complexidade. Diante disso, esta pesquisa buscou investigar as estratégias e recursos que os professores utilizam para se comunicar com alunos autistas, em classes regulares, analisando as possíveis fragilidades e potencialidades desse processo. Para isso, optou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso e para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas e a observação sistemática do trabalho. Os sujeitos da pesquisa foram seis professores da rede pública municipal de Feira de Santana que atuam em escolas regulares onde há inclusão de alunos autistas. Para tanto, pautou-se em um referencial teórico embasado, principalmente, nas ideias de Vygotsky sobre os processos de aprendizado e desenvolvimento de estudantes com deficiência e outros autores que pesquisam sobre a educação inclusiva e o autismo. Os resultados evidenciam que ainda há um longo caminho a ser percorrido para que o processo de inclusão se efetive, visto que são grandes as dificuldades encontradas pelas professoras na prática docente com alunos autistas, sobretudo no que se refere à interação/comunicação (expressão e compreensão), com esses alunos, em virtude de características comportamentais peculiares aos autistas. Conforme os relatos, os professores consideram que tais dificuldades são agravadas pelas lacunas na formação docente, implicando no desconhecimento das características desses alunos, o que gera insegurança, na busca de estratégias e recursos que poderiam favorecer a comunicação. Entretanto, apesar dos muitos desafios a serem vencidos, foi possível verificar que, embora ainda de forma incipiente, já estavam presentes, na escola, algumas estratégias e recursos favorecedores da comunicação com os alunos autistas, a exemplo da comunicação alternativa, constituindo-se em possibilidades de comunicação e, consequentemente, favorecendo ao processo de inclusão de tais alunos.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT Communication is essential to the educational and social constitution of the individual, allowing them to interact socially and build their identity. Considering that autism is characterized by difficulties in communication, behavior and social interaction, it can be inferred that the educ ational inclusion of students with autism has a great complexity . Thus, this paper seeks to explore the possibilities and challenges in this process of inclusion and it aims to investigate the strategies and resources that teachers use to communicate with autistic students in regular classes, analyzing the possible strengths and weaknesses from this process. To this end, we opted for a qualitative research, as the case study and data collection, semi - structured interviews were conducted and systematic obser vation of the work. The research subjects were six teachers from public schools in Feira de Santana who work in regular schools where there is inclusion of autistic students. For both, it was based on a theoretical reference based mainly on Vygotsky's idea s about the processes of development and learning of students with disabilities and other authors who research on inclusive education and autism. The results show that there is still a long way to go so that the inclusion process is effected, since there a re great difficulties by teachers in teaching practice with autistic students, especially regarding to interaction / communication (expression and understanding ) with those students, because behavior characteristics peculiar to autistic. According to repo rts, teachers consider that these difficulties are exacerbated by the gaps in teacher training, resulting in ignorance of the characteristics of these students, which creates insecurity in the strategies search and resources that could help communication. However, despite the many challenges to be overcome, we found that, although incipiently, were already present at school, some strategies and resources that favor the communication with autistic students, as alternative communication, becoming communicatio n possibilities and thus favoring the inclusion process of such pupilspt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectComunicação alternativapt_BR
dc.subjectDistúrbios da linguagempt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectSchool inclusionpt_BR
dc.subjectAlternative communicationpt_BR
dc.titleA comunicação entre professores e alunos autista no contexto da escola regular: desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesMiranda, Theresinha Guimarães-
dc.contributor.refereesPimentel, Susana Couto-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMILIA LUCASDissertação Final_CD.pdf784,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.