Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14566
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMacedo, Roberto Sidnei Alves-
dc.contributor.authorCarmo, Maria Cláudia Silva do-
dc.creatorCarmo, Maria Cláudia Silva do-
dc.date.accessioned2014-02-11T14:31:17Z-
dc.date.available2014-02-11T14:31:17Z-
dc.date.issued2014-02-11-
dc.date.submitted2013-12-19-
dc.identifier.issnTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14566-
dc.description.abstractA tese intitulada “Atos de Currículo como mediação no processo de construção das politicas de sentido da Didática no contexto da formação docente”, objetiva compreender como os atos de currículo produzem mediação no processo de construção das políticas de sentido da Didática pelos estudantes dos Cursos de Licenciatura da UEFS. A pesquisa de natureza qualitativa adota como inspiração e escolha dos caminhos metodológicos a Etnopesquisa Crítica e Multirreferencial. A fim de compreender o objetivo da pesquisa optou-se pelos dispositivos: observação participante, grupo focal, entrevista aberta e análise de documentos. A tese em sua tessitura abre-se para algumas brechas e possibilidades: os atos de currículo produzem mediação nas emergências de autorização dos protagonistas da disciplina Didática, como atores curriculantes e produtores de atos de currículo, constroem e desconstroem políticas de sentido em relação à Didática; os atos de currículo como mediação empoderam os atores curriculantes a alterarem as políticas de sentido da Didática e os atos de currículo como mediação contribuem na construção de políticas de sentido de Didáticas outras. A tese conclui que as políticas de sentido de Didáticas são multirreferenciais, hibrídas e implicacionais, assim, as políticas de sentido da Didática dialógica e dialética, abrem-se para possibilidades de Etnodidáticas.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT The thesis entitled "Acts of Curriculum as mediation in the process of construction of Didactics sense policies in the context of teacher education", aims to understand how the acts of mediation in the process of producing curriculum construction of Didatics sense policies by the students of Degree courses at The State University of Feira de Santana (UEFS) occour. This research is of a qualitative nature and adopts the methodological ways of the Critical Ethno and Multireferrencial research. In order to understand the purpose of the survey we have chosen some of the following methods: participant observation, focus group, review of documents and open interviews. The thesis in its structure points out to some possibilities: the acts of curriculum produce mediation in the emergencies of the authorization of the protagonists of the Didactics subject matter, as curriculum actors and producers of curriculum acts, they build and destroy sense policies regarding Didactics; the acts of curriculum as mediation empowers the actors, curriculum practitioners to change the policies of the Didactics and curriculum acts as mediation contribute to the construction of Educational directions of other policies. The thesis concludes that Teaching direction policies are multirreferencial, hybríd and implicacional ones, so the sense of dialogical and dialectic Didactics policies open up to the Ethno Didactics possibilities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtos de currículopt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas de sentidopt_BR
dc.subjectActs of curriculumpt_BR
dc.subjectDidacticspt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subjectSense policiespt_BR
dc.titleAtos de currículo como mediação na construção das políticas de sentido da didática no contexto da formação docentept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.refereesGaleffi, Dante Augusto-
dc.contributor.refereesFontes, Isaura Santana-
dc.contributor.refereesNascimento, Cláudio Orlando Costa do-
dc.contributor.refereesPaim, Ana Verena Freitas-
dc.contributor.refereesAssis, Alessandra Santos de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós- Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_FINAL Maria Cláudia Silva do Carmo.pdf2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.