Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14438
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBurnham, Teresinha Fróes-
dc.contributor.authorSantos, David Moisés Barreto dos-
dc.creatorSantos, David Moisés Barreto dos-
dc.date.accessioned2014-01-22T17:43:09Z-
dc.date.available2014-01-22T17:43:09Z-
dc.date.issued2014-01-22-
dc.date.submitted2012-12-10-
dc.identifier.otherTese-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14438-
dc.description.abstractTemos presenciado em nossa sociedade um fenômeno o qual denominamos convergência tecnológica líquida, caracterizado, em suma, por uma proliferação e coexistência de ciberinstrumentos móveis (\emph{notebooks}, \emph{netbooks}, \emph{tablets}, etc) e fluxo constante de informação. Este fenômeno está presente também nas salas de aulas universitárias, onde estudantes os têm usado, muitas vezes, ininterruptamente e, frequentemente, sem uma orientação pedagógica. Isso acaba por constituir um cenário desafiador no âmbito universitário. Neste sentido, o objetivo desta tese é investigar e discutir a relação da convergência tecnológica líquida no contexto da sala de aula a partir de um recorte da ótica de estudantes da educação superior pública na Bahia. Neste ínterim, fez-se mister também debater sobre a expressão convergência tecnológica, que é reconhecidamente polissêmica. Tendo como base a etnografia, realizamos observação participante em três turmas --- duas de graduação e uma de pós-graduação --- de três universidades diferentes, além da realização de entrevistas e questionários entre os estudantes. A partir de uma análise multidisciplinar destes recursos, com ênfase no mecanismo atencional, as \emph{principais} conclusões a que chegamos foram as seguintes: (1) o uso não estruturado de ciberinstrumentos por parte dos estudantes além de demonstrar não favorecê-los --- ou favorecê-los pouco ---, ainda pode prejudicá-los, principalmente em classes de graduação; (2) os pós-graduandos de nossa pesquisa demonstraram usar mais os ciberinstrumentos móveis para atividades relacionadas à aula do que os graduandos; (3) quando relacionadas à aula, as atividades se mostraram muito mais voltadas em prol do individual do que do coletivo; (4) embora jovens sejam notoriamente hábeis em atividades multitarefas, os graduandos revelaram uma maior dificuldade de concentração quando sua atenção está dividida, inclusive implicando negativamente em suas tarefas acadêmicas; (5) apesar disso, os estudantes acham essencial articular as aulas com o uso de tecnologias; (6) neste sentido, o método \emph{Problem-based Learning}, mesmo sem necessariamente dispor de uma orientação pedagógica para uso dos ciberinstrumentos móveis, demonstrou ser uma alternativa para lidar com o desafio da dispersão; (7) a construção de conhecimento em sala de aula tem acontecido de forma cada vez mais fragmentada por parte dos usuários de ciberinstrumentos móveis devido a sua atenção fluida que, com frequência, muda o foco atencional ou até mesmo sua concentração.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB)pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConvergência tecnológicapt_BR
dc.subjectCiberinstrumentos móveispt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectSociedade líquidapt_BR
dc.subjectTechnological convergencept_BR
dc.subjectMobile cyberinstrumentspt_BR
dc.subjectClassroompt_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectLiquid societypt_BR
dc.titleA convergência tecnológica líquida no contexto da sala de aula: um recorte do ensino superior público baiano sob a ótica discentept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coDuran, Adolfo Almeida-
dc.contributor.refereesFialho, Francisco Antonio Pereira-
dc.contributor.refereesLucena Filho, Gentil José de-
dc.contributor.refereesOliveira, Eduardo David de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimentopt_BR
dc.publisher.initialsUFBApt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGDC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TeseFinal.pdf2,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.