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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/14357
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Macedo, Roberto Sidnei Alves | - |
dc.contributor.author | Paim, Ana Verena Freitas | - |
dc.creator | Paim, Ana Verena Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2014-01-14T17:21:35Z | - |
dc.date.available | 2014-01-14T17:21:35Z | - |
dc.date.issued | 2014-01-14 | - |
dc.date.submitted | 2013 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14357 | - |
dc.description.abstract | Este é um trabalho de tese que teve como objeto de pesquisa as re-existências dos professores-estudantes como atos de currículo do Curso de Licenciatura em Física do Programa de Formação para Professores (5ª à 8ª séries/Ensino Médio) – Modalidade Presencial, desenvolvido na Universidade Estadual de Feira de Santana. Investigar como as re-existências epistemológicas e formativas, enquanto atos de currículo se manifestaram neste Curso constituiu-se, portanto, no problema de pesquisa que norteou esta investigação. A pesquisa teve como objetivo maior compreender as re-existências epistemológicas e formativas desses professores-estudantes aos atos de currículo constitutivos do Curso de Licenciatura em Física do Programa de Formação para Professores. Para tanto, optei pela abordagem de pesquisa qualitativa a partir do viés teórico-metodológico da etnopesquisa crítica e multirreferencial de inspiração fenomenológica, pelos princípios que apresenta, pela pertinência ao tipo de estudo realizado e aos seus propósitos. Dado o caráter idiográfico do contexto e dos sujeitos pesquisados escolhi desenvolver um estudo de caso de tipo etnográfico. No trabalho de campo fiz uso de dispositivos de recolha de informações que permitiram a “escuta sensível” (BARBIER,1990) dos sujeitos e a revelação do fenômeno através de suas narrativas, a saber: a “entre-vista” aberta, o questionário com perguntas semi-abertas, o grupo focal, cartas formativas, análise documental e “narrativas catárticas” (PAIM,2013). O estudo do fenômeno da re-existência como atos de currículo no âmbito da formação revelou o poder dos sujeitos em seus processos formativos de autorizar-se e instituírem-se como atores sociopedagógicos, assim como me remeteu a um exercício reflexivo sobre os atos de currículo e suas implicações na formação. As re-existências dos professores-estudantes aos atos de currículo confirmaram, portanto, a inseparabilidade do Ser e sua existência no processo formativo, bem como a responsabilidade dos atos de currículo na formação, algo que pouco tem sido pensado quando se discute esse fenômeno, daí a relevância desse estudo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Atos de currículo | pt_BR |
dc.subject | Re-existência | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Atos de currículo e re-existências epistemológicas e formativas: um olhar crítico-hermenêutico sobre a formação de professores em atuação | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.referees | Nascimento, André Luiz Brito | - |
dc.contributor.referees | Gomes, Antenor Rita | - |
dc.contributor.referees | Nascimento, Cláudio Orlando Costa do | - |
dc.contributor.referees | Galeffi, Dante Augusto | - |
dc.contributor.referees | Fontes, Isaura Santana | - |
dc.contributor.referees | Sá, Roseli Gomes de | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Tese (PGEDU) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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