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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13262
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Setenta, Jussara Sobreira | - |
dc.contributor.author | Castro, Juliana Fernandez | - |
dc.creator | Castro, Juliana Fernandez | - |
dc.date.accessioned | 2013-10-15T18:10:41Z | - |
dc.date.available | 2013-10-15T18:10:41Z | - |
dc.date.issued | 2013-10-15 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13262 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa nasce de inquietações sobre a ideia da construção de um ambiente pedagógico que possa articular e efetivar os estudos contemporâneos sobre Dança, Educação e Interatividade. Toma como referencial teórico o conceito de interatividade como sinônimo da “pedagogia do parangolé”, ambos propostos pelo sociólogo Marco Silva, que pressupõe como um tipo específico de comunicação que tem como características fundamentais a participação com o poder de intervenção; a bidirecionalidade que engendra a coparticipação, a coautoria, a colaboração compartilhada; a potencialidade como liberdade de acesso a informações; a permutabilidade que possibilita a livre associação, a liberdade de explorar caminhos nos processos de aprendizagem. A composição desse ambiente baseada na proposta da “pedagogia do parangolé” entende que ao contrário de transmitir a educação, propõe o conhecimento de maneira imprevisível, aberta, colaborativa e participativa como no “parangolé” do artista Hélio Oiticica. O objetivo, então da pesquisa foi observar qualidades específicas dos binômios da interatividade participação-intervenção, bidirecionalidade-hibridação, potencialidade-permutabilidade e como eles aparecem, são trabalhados e problematizados nos processos de ensino-aprendizagem em Dança que se pretendem contemporâneos. Este estudo analisou e trouxe discussões acerca da interatividade na relação professor, aluno e estudos da dança na contemporaneidade; da configuração social contemporânea, em rede, com seus “novos espectadores” que se comunicam e se articulam em “multidão”; de como o corpo que dança conhece, se comunica e se relaciona com o mundo. A pesquisa é relevante para o campo da Dança e da Educação, porque traz o cuidado acerca da relação ensino aprendizado atentando para questões que vem sendo discutida atualmente sobre corpo, comunicação, dança, educação e cognição. A bibliografia referida está voltada para reflexão e sugestão sobre modos de tratar as questões pedagógicas da dança que levem em consideração a participação efetiva tanto de aluno como do professor na ação de conhecer. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.subject | Dança | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Interatividade | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.subject | Contemporaneidade | pt_BR |
dc.title | Dança, educação e interatividade: por uma “pedagogia do parangolé” | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.localpub | Programa de Pós Graduação em Dança/Escola de Dança | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGDANCA) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertação mestrado Juliana.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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