Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/13262
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSetenta, Jussara Sobreira-
dc.contributor.authorCastro, Juliana Fernandez-
dc.creatorCastro, Juliana Fernandez-
dc.date.accessioned2013-10-15T18:10:41Z-
dc.date.available2013-10-15T18:10:41Z-
dc.date.issued2013-10-15-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/13262-
dc.description.abstractEsta pesquisa nasce de inquietações sobre a ideia da construção de um ambiente pedagógico que possa articular e efetivar os estudos contemporâneos sobre Dança, Educação e Interatividade. Toma como referencial teórico o conceito de interatividade como sinônimo da “pedagogia do parangolé”, ambos propostos pelo sociólogo Marco Silva, que pressupõe como um tipo específico de comunicação que tem como características fundamentais a participação com o poder de intervenção; a bidirecionalidade que engendra a coparticipação, a coautoria, a colaboração compartilhada; a potencialidade como liberdade de acesso a informações; a permutabilidade que possibilita a livre associação, a liberdade de explorar caminhos nos processos de aprendizagem. A composição desse ambiente baseada na proposta da “pedagogia do parangolé” entende que ao contrário de transmitir a educação, propõe o conhecimento de maneira imprevisível, aberta, colaborativa e participativa como no “parangolé” do artista Hélio Oiticica. O objetivo, então da pesquisa foi observar qualidades específicas dos binômios da interatividade participação-intervenção, bidirecionalidade-hibridação, potencialidade-permutabilidade e como eles aparecem, são trabalhados e problematizados nos processos de ensino-aprendizagem em Dança que se pretendem contemporâneos. Este estudo analisou e trouxe discussões acerca da interatividade na relação professor, aluno e estudos da dança na contemporaneidade; da configuração social contemporânea, em rede, com seus “novos espectadores” que se comunicam e se articulam em “multidão”; de como o corpo que dança conhece, se comunica e se relaciona com o mundo. A pesquisa é relevante para o campo da Dança e da Educação, porque traz o cuidado acerca da relação ensino aprendizado atentando para questões que vem sendo discutida atualmente sobre corpo, comunicação, dança, educação e cognição. A bibliografia referida está voltada para reflexão e sugestão sobre modos de tratar as questões pedagógicas da dança que levem em consideração a participação efetiva tanto de aluno como do professor na ação de conhecer.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectInteratividadept_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectContemporaneidadept_BR
dc.titleDança, educação e interatividade: por uma “pedagogia do parangolé”pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.localpubPrograma de Pós Graduação em Dança/Escola de Dançapt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação (PPGDANCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação mestrado Juliana.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.