Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/12128
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFernandes, Josicélia Dumêt-
dc.contributor.authorSilva, Rosana Maria de Oliveira-
dc.creatorSilva, Rosana Maria de Oliveira-
dc.date.accessioned2013-07-08T15:37:35Z-
dc.date.available2013-07-08T15:37:35Z-
dc.date.issued2012-12-13-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/12128-
dc.description.abstractO estudo enfoca a experiência transicional na trajetória pessoal e profissional das egressas do Curso de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica sob a forma de Residência da Universidade Federal da Bahia. Tem como objetivo geral analisar a experiência transicional na trajetória pessoal e profissional das egressas do Curso. Como objetivos específicos: caracterizar as egressas, certificadas no período compreendido entre 1996 a 2009; apreender os motivos geradores da experiência transicional; descrever a experiência transicional; e, evidenciar as mudanças ocorridas na trajetória pessoal e profissional das egressas, oriundas da experiência transicional. Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório e documental, com abordagem qualitativa, cujo método utilizado foi História Oral de Vida Temática. A Teoria de Transição de Afaf Meleis, considerada uma teoria de médio alcance, é utilizada como suporte teórico. O campo de pesquisa empírica tem como referência a Escola de Enfermagem da UFBA, mas a coleta de informações ocorreu, também, em outros espaços, como residência e locais de trabalho, escolhidos pelas colaboradoras após agendamento prévio, de dezembro de 2010 a março de 2011. Foram entrevistadas 40 egressas, certificadas no período compreendido entre 1996 a 2009, residentes no Estado da Bahia. Utilizou-se como instrumento de coleta das informações um roteiro, que foi aplicado na entrevista semiestruturada, gravada e submetida à Análise de Conteúdo de Bardin e Vala. Foram construídas três categorias de análise e respectivas subcategorias: Motivos geradores da experiência transicional: insuficiência da graduação; necessidade de aprofundar o conhecimento e vivenciar a prática; e experiência prévia com os cenários de prática. Vivência da experiência transicional: condições favoráveis, condições desfavoráveis e consciência da experiência transicional. Mudanças oriundas da experiência transicional: domínio de habilidades e reconstrução identitária. Concluo que a trajetória pessoal e profissional das egressas ocorreu de forma processual e dinâmica, encontrando-se a experiência transicional da realização do Curso como principal evento de mudança. A evidência das mudanças reflete uma transição bem sucedida. As mudanças culminaram por conduzir a egressa ao domínio das habilidades cognitivas, técnico-profissionais e relacionais e, à reconstrução identitária.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectResidência em Enfermagempt_BR
dc.subjectEgressospt_BR
dc.subjectTeoria de transiçãopt_BR
dc.subjectCredenciamentopt_BR
dc.subjectTrajetóriapt_BR
dc.titleEspecialização em enfermagem sob a forma de residência: experiência transicional na trajetória das egressaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.localpubSalvadorpt_BR
Aparece nas coleções:Tese (PPGENF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE ROSANA MARIA DE OLIVEIRA SILvA.pdf4,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.